Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CUISENAIRE: RECURSO DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Mara Luane dos Santos Souza, Raquel de Jesus Andrade, Samira De Abreu Mafra, Aldenize Ruela Xavier

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O material Cuisenaire foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet  (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno numa de suas aulas de matemática. O material é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de um até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica. O mesmo, tem como objetivo auxiliar no ensino e a aprendizagem dos conceitos básicos da Matemática como as quatro operações, memória e tamanhos. A aplicação do jogo cuisenaire foi realizado em uma escola pública de ensino fundamental, com alunos com necessidades especiais. Para o desenvolvimento do jogo, dividimos as alunos em dupla e distribuímos os materiais para cada uma delas dentro de uma sacola. Ambos retiram aleatoriamente uma barra da sacola e coloca sobre a mesa. O jogador que colocasse a maior barra em cima da mesa ganhava a partida. Ao final todos ganharam, pois a finalidade do jogo era que eles diferenciassem o maior do menor, utilizamos as cores para facilitar a identificação das barras. A realização deste trabalho propiciou a compreensão da educação matemática no contexto dos alunos com necessidades especiais. Assim, todos os profissionais que trabalham com crianças especiais precisam constantemente atualizar suas técnicas e conhecimentos, para melhor compreender as necessidades humanas.

 

Palavra-Chave: material cuisenaire, matemática, jogo, necessidades especiais.

 


Texto completo: PDF