Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR: UM DISCURSO SOBRE SUAS CORRELAÇÕES
José Milton Lopes Pinheiro, Elias Antonio Aalmeida da Fonseca

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente artigo traz uma reflexão em torno das implicações da avaliação sobre a repetência seguida da evasão escolar. Devida experiência confirmada e reconhecida em assuntos que envolvem avaliação escolar, foi convidado a responder algumas perguntas, um professor de uma instituição da rede pública de ensino do estado da Bahia. Aqui, o professor pesquisado, e nós, pesquisadores, faremos apontamentos sobre o fracasso escolar, retenções e recuperações, que por muitas vezes são responsáveis pela marginalização do aluno, seguida da “fuga” do ambiente escolar, este, que é entendido e vivido por muitos alunos como um ambiente constituído por um sistema imponente, que os humilha, maltrata, que não se importa com seus limites e necessidades. Enfim, um ambiente que exclui, e que para isso, muitas vezes de forma inconsciente, utiliza as avaliações.


Texto completo: PDF