Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
AULAS DE MATEMÁTICA: COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS
Lenice Mirandola da Rocha, Marlise Gueller

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 244
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: Este artigo objetiva apresentar informações parciais da pesquisa de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil que está em andamento. Nesta investigação é proposto um estudo sobre o comprometimento dos alunos do Ensino Médio com intuito de obter quais os fatores que permeiam este comprometimento no processo de aprendizagem em Matemática. Como a questão do comprometimento perpassa por diferentes aspectos que podem evidenciá-lo, autores como Felicetti (2011), Chacón (2003), Sisto e Martinelli (2008), Wallon (1979) estão sendo estudados com maior profundidade no sentido de embasar esta investigação. O foco no momento é discorrer sobre os resultados parciais obtidos a partir da aplicação de um questionário aos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola federal do estado do Rio Grande do Sul.  Este questionário é constituído por três blocos de perguntas com, respectivamente, nove, quinze e dezesseis questões. As informações recolhidas a partir das respostas dos estudantes do terceiro ano com foco na aprendizagem em matemática por este recurso foram tratadas pelo método quantitativo depois de tabuladas. Da análise destes dados identificaram-se as possíveis ações que os alunos põem em prática e os fatores que podem estar influenciando na aprendizagem em matemática. O interesse nas aulas, comparar apontamentos de aula, dedicar atenção às aulas de matemática, utilizar grifos, esquemas e resumos, fazer pesquisas em outros materiais e retomar os assuntos abordados nas aulas por apresentarem percentuais significativos são os prováveis elementos que respondem ao tema explorado.Palavras chave: Aprendizagem de Matemática. Comprometimento. Ensino Médio.

Texto completo: PDF