Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO UTILIZANDO PRINCÍPIOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA
MATHEUS SANTOS OLIVEIRA, ZULMA ELIZABETE DE FREITAS MADRUGA

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 50
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: O artigo apresenta uma experiência de aplicação de Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem no Tratamento da Informação, em uma turma de 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Muck, situada no município de Parobé/RS. Discute-se sobre a relação de modelos e cognição, e como estes conceitos podem ser aplicados na construção do conhecimento dos educandos. Percebe-se que essa estratégia traz resultados significativos para a aprendizagem, que pode ser utilizada em todas as áreas e não somente na Matemática, por se tratar de algo interdisciplinar. Os estudantes saíram a campo para obter dados de uma pesquisa socioantropológica e com a aplicação desta estratégia, realizaram relações de suas experiências com conteúdos de sala de aula.


Texto completo: PDF