Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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SOFTWARES EDUCACIONAIS SOBRE FUNÇÕES MATEMÁTICAS: SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS MATEMÁTICOS E EDUCACIONAIS, TECNOLÓGICOS E DE FUNCIONALIDADE
Carlos Alberto Tavares Dias Filho, Verilda Speridião Kluth

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 344
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013

Resumo


Nesta pesquisa tivemos por objetivo a análise de softwares educacionais gratuitos, com o enfoque em funções matemáticas. Foram selecionados quatro softwares recomendados no site Educação Matemática e Tecnologia Informática: o Graphequation, o Graphmatica, o MathGV e o Winplot. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, na qual os softwares foram analisados sob três aspectos: Técnico, Pedagógico e Filosófico. O Aspecto Técnico referente ao funcionamento e uso do software. O Aspecto Pedagógico referente às possibilidades na aprendizagem e com relação às metas descritas para a disciplina de matemática nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Médio (PCNEM). O Aspecto Filosófico explicita a concepção de matemática intrínseca a cada software, dentre as três principais correntes filosóficas da matemática: o Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo. Na análise são destacadas algumas das possibilidades e limitações dos softwares. Observamos, ao final, que os softwares analisados, de modo geral, enfocam a construção dos gráficos de funções como sua metodologia e seus programas não possuem nenhuma ferramenta de avaliação de aprendizagem, tornando necessária a presença e orientação do professor. Esperamos que a análise dos softwares apresentada possa facilitar práticas docentes que venham utilizá-los, ao possibilitar uma compreensão mais abrangente de suas características estruturais e filosóficas de concepções matemáticas.

 


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