Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
AS DIFERENTES BASES NUMÉRICAS NAS PROPOSIÇÕES DE DAVYDOV E SEUS COLABORADORES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Gisele Mezzari Silveira, Josélia Euzébio da Rosa, Ademir Damazio

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 49
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Davydov, doutor em psicologia e seguidor de Vygotski, coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de Matemática, na União Soviética, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Tal proposta foi publicada por meio de livros didáticos e de orientação ao professor. No presente trabalho analisamos as tarefas de ensino publicadas nos mencionados livros. Investigamos o movimento conceitual adotado por Davydov e seus colaboradores ao proporem o ensino das diferentes bases numéricas no segundo ano do Ensino Fundamental. A análise permitiu-nos revelar a lógica conceitual inerente a todas as bases numéricas.

Texto completo: PDF