Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Evelize Martins Krüger Peres

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A utilização de mídias e tecnologias dentro do ensino demanda mais espaço dentro das discussões atuais, em relação ao ensino e aprendizagem da Matemática. Com isso o referido artigo tem a intenção de mostrar uma proposta de atividades para o ensino do Teorema de Pitágoras no nono ano do Ensino Fundamental, utilizando material lúdico e objetos de aprendizagem virtual para atrair os alunos ao conteúdo. A ideia da proposta é familiarizar os alunos com o Teorema partindo de quebra-cabeça. E em todas as atividades, o seguinte aspecto geométrico do Teorema de Pitágoras será explorado: a soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos de um triângulo retângulo é igual à área do quadrado construído sobre a hipotenusa deste triângulo.


Texto completo: PDF