Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI
Samanta Stein da Silva, Andréia Dalcin

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este estudo tem por objetivo apresentar o projeto de ensino que foi desenvolvido a partir da utilização de sinos como recursos para a aprendizagem de matemática com uma turma do 3° ano do ensino fundamental em uma Escola Estadual de Porto Alegre. Tal projeto de ensino está articulado ao projeto de pesquisa "Um estudo histórico sobre as práticas escolares de circulação e apropriação do conhecimento matemático" coordenado pela professora Dra. Andréia Dalcin. Nos propomos a fazer uma releitura das experiências descritas por Maria Montessori (1926) em seu livro “Pedagogia Científica” sobre o aprendizado da criança na relação com a música e o uso de sinos musicais no processo pedagógico. Descrevemos as atividades realizadas na turma de 3º ano, propostas através deste projeto de ensino e propomos uma reflexão sobre os resultados observados. Constatou-se que as atividades com sinos motivam o aprendizado, despertam o interesse pela música e pela matemática, contribuindo para uma melhor compreensão dos conceitos de razão e proporção.

Texto completo: PDF