Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS DO PIBID: ORIGAMI NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Danielle dos Santos Rodrigues, Tania Elisa Seibert, Greyce dos Santos Rodrigues, Luiza Fernanda Martins Costa, Geanice Mineia Christo

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


Neste trabalho vamos relatar uma das oficinas realizadas no Subprojeto Matemática/PIBID/ULBRA, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro. O PIBID é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, financiado pela CAPES, que tem como objetivos centrais incentivar a formação docente para a Educação Básica, promover a inserção dos licenciandos no cotidiano escolar e mobilizar práticas que busquem qualificar a formação docente e os processos de aprendizagem nas instituições escolares. O Subprojeto Matemática/PIBID/ULBRA está ligado ao projeto institucional desta universidade, que tem como tema central o Desenvolvimento Sustentável e a Cidadania. O trabalho aqui apresentado foi aplicado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro, com alunos do 6º e 8º ano. As oficinas relatadas nesse trabalho, foram desenvolvidas com o tema Origami e a Geometria Espacial. O tema “Origami” (dobraduras no papel) chamou a atenção dos alunos por se tratar de uma atividade interativa, que teve como objetivo não só oferecer ao aluno uma forma diferenciada de aprimorar seus conhecimentos geométricos, como também integrar esse conhecimento com a arte. Concluímos que, através da atividade com Origami, o aluno ampliou seu conhecimento em relação a conceitos geométricos, na medida em que, de forma lúdica e interativa, construiu diferentes sólidos.


Texto completo: PDF