Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO AO REALIZAR A PROVA DO ENEM 2012
Manoela Franco

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O trabalho mostra as dificuldades apresentadas por alunos de uma escola ambiental de Belém-PA ao realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano de 2012 nas questões de Matemática, quando estes estavam no segundo ano do ensino médio e realizaram a prova para testar seus conhecimentos. O tema das questões trabalhadas é Grandezas e Medidas, o qual tem tido um número significativo de questões nas recentes provas do ENEM. O trabalho foi realizado com cinco alunos que realizaram a prova em 2012 e os demais quinze alunos da turma do terceiro ano do ensino médio, com o objetivo de prepará-los para a prova do ENEM 2013, Olimpíadas de Matemática e vestibulares. O referencial teórico utilizado foi Santos (2002) e Fernandes (2012), que trabalham com o tema Grandezas e Medidas. As atividades foram realizadas na própria escola em um horário durante a semana. Um resultado positivo foi obtido na primeira fase das Olimpíadas de Matemática, onde todos os alunos envolvidos nessa atividade acertaram a questão que envolvia Grandezas e Medidas. Durante a análise, também se percebeu que os alunos vêm superando as dificuldades em resolver questões relacionadas ao tema Grandezas e Medidas, pois antes, eles desconheciam métodos de resolução de questões envolvendo esse tema, inclusive a notação científica. O trabalho ainda está sendo desenvolvido e assim será até a realização das provas do ENEM e vestibulares. Mas já se concluiu que a realização desse trabalho vem melhorando significativamente o desempenho dos alunos nas disciplinas que envolvem o tema Grandezas e Medidas.

Texto completo: PDF