Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ISAAC NEWTON: UM ESTUDO DE CASO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA
Cristiano Rodolfo Tironi

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente artigo relata uma experiência realizada entre estudantes do ensino fundamental e um grupo de agricultores, cujo objetivo é investigar os fundamentos teórico-metodológicos baseados na Etnomatemática que orientam a prática pedagógica e os princípios de ação do LEMIN. (Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton). O LEMIN é um espaço criado na própria escola, onde se ensina matemática por meio de projetos. Etnomatemática é compreendida como a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender a matemática nos diversos contextos culturais. Os resultados apontam que a etnomatemática fundamentou as ações do LEMIN, a partir do estudo da matemática relacionada à Agricultura. Ao explorar as técnicas e a cultura dos agricultores, foram evidenciadas as dimensões histórica, conceitual, cognitiva, epistemológica, política e educacional da etnomatemática no LEMIN.

Texto completo: PDF