Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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ANALISANDO OS DISCURSOS SOBRE DIFICULDADES MATEMÁTICAS: BRINCADEIRAS COMO SUPORTE DE INTERVENÇÃO
Carlos Eduardo da Silva Ferreira

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 45
Data: 16-10-2013 14:00 – 17:30
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


Este minicurso visa trabalhar com a abordagem da Análise do discurso (AD), campo de discussões linguístico-filosóficas, no que diz respeito à aprendizagem em matemática. Abordaremos o discurso sobre dificuldades na aprendizagem em matemática por meio de textos – tirinhas – retidas do ambiente midiático do Facebook. Assim, focaremos no entendimento que os estudos de matemática não são uma área isolada de um todo, mas sim um caminho de possibilidades entre muitos outros caminhos intercruzados. Tomaremos aqui a reflexão sobre ideologia dentro do campo teórico da Análise do Discurso (AD) francesa, com base nas reflexões expostas em Althusser, Pêcheux e Foucault. Tomo também o círculo bakhtiniano para refletir movimentação e ressignificação pelos/dos sujeitos nas esferas sociais. Como Gregolin (1996, p. 26) nos mostra: “O analista de discursos deve descrever as conexões, os jogos de força, as estratégias discursivas que materializam, num dado momento histórico, efeitos de sentido que circulam no espaço social”. São por estas análises de produções de fotos (tirinhas, lâminas, imagens) de publicações vinculadas à rede social do Facebook, e que se inserem a agregações humorísticas, situadas ao contexto das vivências escolares, que temos como finalidade refletir sobre a noção de inserção de sujeitos-alunos no discurso escolar. Esta discussão nos posiciona que analisar discurso é perseguir os rastros que a história inscreve nos textos, o sujeito que enuncia e seu lugar ocupado, as relações entre as estruturas materiais da linguagem e os valores de uma sociedade. Os discursos são ecoados, como numa forma de impregnação de verdades, ou construções de possíveis sentidos. Por meio deste foco teórico-metodológico de construções das subjetividades – tanto dos aprendentes quanto dos educadores – nos perguntamos: como entender o rótulo dificuldades de aprendizagem em matemática? Como podemos potencializar o ensino da matemática pela relação dialética da AD?


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