Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UTILIZANDO A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Luana Leal Alves

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 26-09-2013

Resumo


O presente trabalho apresenta a investigação matemática voltada ao cotidiano do aluno das escolas da rede pública na modalidade de educação para jovens e adultos na cidade de Pelotas. Para isso o estudo fará uso da abordagem Etnomatemática, este trabalho usará da Etnomatemática, visto que os grupos de alunos nos quais iremos trabalhar abordam várias profissões e a partir deste uso conseguiremos passar aprendizagens matemáticas interligadas com o cotidiano de cada um deles. As atividades consistem na identificação de diversas figuras planas existentes dentro de um referido lote rural para, posteriormente, determinar suas respectivas áreas, utilizando ainda de unidades de medidas, conversão das mesmas, regra de três simples, porcentagem, podendo então concluir a área total do referido terreno. Assim empregando uma maneira fácil de aprendizagem eles conseguirão fixar e entender a matéria.

Utilizando as ideias da Etnomatemática, traçamos um objetivo a ser esperado, de que todas as culturas tenham sua importância nos conteúdos abordados dentro da sala de aula. Com isso, entendemos a diversidade da aplicação da matemática no dia-a-dia. Podemos sim, imaginar a obtenção de um resultado no qual os alunos tornam-se capazes de executar atividades sem precisar utilizar teoremas e fórmulas, fazendo com que a dinâmica da aprendizagem seja de tal forma que venha engrandecer o seu conhecimento, ligando a matemática ao seu cotidiano.


Texto completo: PDF