Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
TANGRAM
ANELISE Hodecker, BIANCA Cecon

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente artigo tem como objetivo propiciar uma melhor compreensão dos estudantes quanto á comparação, identificação, descrição e classificação de formas geométricas planas, levando-os assim obter a percepção geométrica. Para atingir essas metas utilizamos o Tangram que, de acordo com alguns historiadores, surgiu da palavra inglesa “Tangram”, de significado “puzzle” ou “bugiganga”. Outros relatores dão conta que o mesmo teve origem na dinastia chinesa Tang, ou até no barco cantonês “Tanka”. O Tangram é um quebra-cabeça  formado por sete peças (figuras geométricas: cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo). Não se sabe ao certo como surgiu esse quebra-cabeça, apesar de existirem diversas lendas sobre sua origem. Na atividade realizada no Projeto PIBID Matemática.2011 - FURB, primeiramente apresentamos o Tangram aos alunos através de um cartaz que o apresentava em sua  forma primaria (que seria o quadrado) e cinco “figuras” criadas a partir dele. Em seguida, cada aluno construiu individualmente o seu, por dobradura, utilizando folha de papel no tamanho A4, tesoura, régua, lápis de cor e lápis de escrever. Durante a construção, foi discutido as “figuras" que surgiram com as dobras e cortes. Após o término das etapas de dobradura e recorte os alunos coloriram as peças e formaram novamente o quadrado. Então desafiamos os alunos para que que utilizassem todas as peças do Tangram para formar “figuras”, e que mentalmente dessem nomes para suas criações para que assim pudesse ser construído um “tapete” juntando todas as “figuras” criadas a partir do quebra-cabeça

Texto completo: PDF