Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS ESPONTÂNEAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Margarete Fátima Borga, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 49
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais e pesquisadores de educação matemática defendem a construção de conhecimentos matemáticos a partir de resolução de problemas visando aproximar este conhecimento à realidade dos estudantes. No 2° ano do Ensino Fundamental geralmente as crianças não são desafiadas com situações problema, justifica-se que a maioria não possui domínio necessário da escrita, leitura e conhecimento sistematizado das operações matemáticas. O estudo em questão, de ordem qualitativa, se propõe a investigar a possibilidade de solucionar situações problemas nesta etapa e momento de escolaridade, bem como, a interpretar e compreender o pensamento matemático das crianças. O estudo foi desenvolvido, durante seis aulas com duas horas de duração cada, em uma escola pública, com duas turmas do 2° ano, totalizando 39 crianças na faixa etária entre sete e oito anos de idade. As atividades foram elaboradas sob os pressupostos da Teoria dos Campos Conceituais, em situações problemas do campo aditivo com significado de transformação. Os alunos foram estimulados a resolver através de representações gráficas espontâneas. Os dados que fundamentaram a pesquisa baseiam-se na análise das atividades produzidas e explicações das crianças ao longo do processo de resolução. Identificou-se a capacidade das crianças de solucionar problemas matemáticos, expressando seus pensamentos e seus raciocínios oralmente e através de desenhos. O estudo evidenciou que crianças no início da sua escolaridade são capazes de resolver situações problemas.

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