Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TIC: UM APRENDER NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO SECULO XXI
Marlúbia Corrêa de Paula, Lori Viali

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 342
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 04-10-2013

Resumo


Neste artigo analisa-se a questão que envolve a Educação Matemática aliada as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação),  admitindo-se ser esta uma das possibilidades para a formação de professores de matemática do Século XXI. Este é o objetivo central deste texto. Para isto, busca-se reunir elementos disponíveis em eventos que envolvem a Educação Matemática, visando percorrer o caminho em que esta área de estudos (EM) tornou-se amplamente reconhecida entre pesquisadores e professores de matemática. Para falar de TIC e Educação Matemática, inicialmente conceituam-se os elementos centrais deste texto. Ao expor ideias sobre a Educação Matemática, faz-se necessário compreender que este tema, aborda em si compreensões voltadas à educação, à matemática envolvendo também as TIC. Partindo destas definições, alia-se a ideia de Educar Matematicamente a um fazer que não é simples, o que por si só já se faz compreender, pela necessidade que há no exercício docente de incorporar estas novas práticas a exercícios rotineiros sem uso de TIC. Então, conclui-se que o diferencial está na formação docente aliada às tecnologias considerando como de maior importância o fator humano, pois se a tecnologia é visualmente, mais atrativa e dinâmica, ela por si só, não mantém o aluno síncrono, ela apresenta um potencial atrativo, mas é o elemento humano, que cria elos, para que de fato a Educação Matemática, dê seus frutos, e propicie o aprender em seus diversos momentos, conforme Jacques Delors (1996), propôs  para este século.

Palavras-chave: Educação Matemática. TIC. Aprender. Professores.


Texto completo: PDF