Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO BLOCO DE CONTEÚDOS NÚMEROS E OPERAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO
Luísa Silva Andrade, Carmen Teresa Kaiber

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 242
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento que objetiva investigar o currículo de Matemática no Ensino Médio, no âmbito das escolas públicas estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, no sentido de estabelecer critérios que norteiem esse nível de ensino no que se refere a Matemática. A investigação está baseada no enfoque ontosemiótico do conhecimento e a instrução matemática, aporte estabelecido por Godino (2002, 2011) e colaboradores. Neste trabalho, será apresentada uma análise qualitativa sobre Números e Operações, bloco de conteúdos que faz parte do documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) tomando como referência o enfoque apontado. A partir da análise realizada, pode-se inferir que, o bloco de conteúdos Números e Operações destaca a importância da construção dos conjuntos numéricos, suas operações, algoritmos e propriedades. Percebe-se também, a ênfase para o uso de problemas práticos do cotidiano, bem como o destaque para a interpretação e o uso da argumentação matemática.


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