Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ESTATÍSTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo apresenta uma sequência didática eletrônica com os conteúdos de Estatística para o 9º ano do Ensino Fundamental contextualizados com o tema transversal Meio Ambiente. Neste trabalho apresentamos o ambiente de investigação desenvolvido na plataforma SIENA (Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem), com as seguintes ações: criação do mapa conceitual com o tema estudado; criação do grafo, a partir do mapa conceitual, desenvolvimento do banco de questões para os testes adaptativos; criação de uma sequência didática com os conceitos. O SIENA foi desenvolvido em parceria entre o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), da Universidade Luterana do Brasil e o Grupo de Tecnologias Educativas, da Universidade de La laguna (ULL). Os resultados apontam que a aplicação da sequência didática eletrônica contextualizada com questões ambientais contribui para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos desenvolvidos no 9º ano do Ensino Fundamental, visto que: proporcionou aos alunos a revisão e o aprofundamento dos conceitos estatísticos que já haviam sido estudados em sala de aula e o acréscimo de novos conceitos; favoreceu um ambiente de cooperação e construção do conhecimento entre os alunos, onde o professor desempenhou o papel de facilitador e mediador do processo de ensino e aprendizagem.


Texto completo: PDF