Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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MATEMÁTICA EM LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE CURRICULAR DESTA DISCIPLINA EM QUATRO UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Daniel Duarte Silveira, Nádia dos Santos Gonçalves Porto

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


A inclusão de alunos com deficiências é um processo presente na realidade escolar e, exatamente por isso, chegam à escola alunos com as mais variadas especificidades. Os alunos surdos fazem parte desse grupo, eles utilizam a Língua Brasileira de Sinais - Libras para comunicação e construção do conhecimento. Em consequência dessas demandas e, restritamente em relação a esse público, a disciplina de Libras torna-se obrigatória nos cursos de Licenciatura, a partir do Decreto no 5.626/2005, como forma de capacitar os profissionais que atuarão com alunos surdos. A disciplina tem como foco desenvolver aspectos históricos, culturais e linguísticos relacionados a essa língua, assim como a comunicação através da Libras. A partir desse fato, o presente trabalho teve como objetivo analisar os programas curriculares da disciplina de Libras em quatro Universidades Federais localizadas no Rio Grande do Sul, a fim de identificar conteúdos dessa disciplina ligados à área da Matemática. Foi possível observar que apenas o conteúdo de Números Cardinais se fez presente no currículo de Libras das quatro instituições. Já o conteúdo de Números Ordinários está no currículo de apenas três delas, enquanto o conteúdo sobre Valores Monetários é ministrado somente em duas das quatro Universidades e, finalmente, o tema Figuras Geométricas é desenvolvido em apenas uma Universidade. Percebe-se, portanto, a necessidade de ampliar e aprofundar os conteúdos de Matemática nos currículos desta disciplina para a formação docente dos profissionais que atuarão na área da Matemática.


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