Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
TRABALHANDO POSSIBILIDADES ATRAVÉS DO PROJETO ARTE E MATEMÁTICA
Luciane Rosa Monte, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall’Asta

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O trabalho relata o desenvolvimento das atividades vinculadas no “Projeto Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares na educação básica4”, o qual busca construir possibilidades, com base na metodologia interdisciplinar, uma vez que a entendemos como necessidade para melhor entender a realidade. Com 5 bolsistas (alunos de Artes Visuais, Matemática e Pedagogia), buscamos trabalhar as disciplinas de forma interdisciplinar no qual procuramos contemplar através de oficinas pedagógicas com alunos das séries iniciais de 3º ao 5º ano. Buscando que o professor possa entender e repensar sua prática docente, planejando ações por meio das situações apresentadas. As atividades foram realizadas uma vez por semana em cada uma das turmas da E. E. Brigadeiro José da Silva Paes, da cidade do Rio Grande/RS, na qual se constatou que as mesmas aperfeiçoaram-se os estudos dos alunos nestas duas disciplinas complementando e auxiliando o trabalho dos professores, nos quais elogiaram muito nossas propostas. Nosso trabalho busca a construção de um conhecimento integrado, rompendo com os limites das disciplinas, adotando “uma postura interdisciplinar” como Fazenda(2006) afirma, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento. Durante este processo, podemos pensar e refletir sobre os nossos próprios processos de construção de conhecimentos, mostrar aos alunos um acesso a novas informações. Mediante essas atividade, foi possível nos aproximarmos do ambiente escolar, possibilitando (re)pensar os métodos de ensino aplicados.

Texto completo: PDF