Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS NO CINEMA
Marger da Conceição Ventura Viana

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resultados de pesquisas têm indicado o cinema como ferramenta educativa e meio de provocar aprendizagens. E no Brasil, em 1928, o cinema já era considerado ferramenta educativa. Entre obras encontradas sobre o tema estão livros sobre cinema e educação, como Maria da Graça Setton (2004), Rosália Duarte (2002), Inês Marques (2003), Roseli Silva (2007), Inês Teixeira (2006), José Manuel Morán (1995), João Luís Machado (2008), Marcos Napolitano(2003),dissertações de Arlete Cipolini (2008) e Marques (2003), por exemplo, além de Marger V. Viana (2006, 2009, 2010, 2011, 2012), monografias, artigos e minicursos sobre cinema na sala de aula [de Matemática], como Aldrin Teixeira (2006), em monografia sobre cinema e História da Matemática.

No entanto, em pesquisa no Banco de Teses da CAPES, no período de 2006 a 2011, nenhuma tese ou dissertação foi encontrada com estas palavras-chave: cinema, educação e Matemática ou filme, educação e Matemática.

A literatura consultada apresenta resultados de utilização do filme, em geral, na formação de valores e no enfoque de temas transversais, complementando o debate na sala de aula, no entanto pouco reporta ao processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos, gerando esta questão:

Que contribuições pode o cinema oferecer ao processo de ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos quando utilizado na sala de aula?

Buscando respostas, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema, para fundamentar a pesquisa e também indicar como se pode usar o filme na sala de aula. Assim, foram selecionados, lidos e analisados monografias, dissertações, livros e artigos de revistas e congressos que abordam e fundamentam o uso do cinema na educação.

A procura originou uma pesquisa com alunos do Ensino Médio de uma escola pública, em que os instrumentos de coleta de dados foram trabalhos escritos, dois questionários, seminários e o caderno de campo do pesquisador.

O filme selecionado foi “A corrente do bem”. Com a realização das atividades programadas para antes e depois da exibição do filme, obtiveram-se dados que foram analisados qualitativamente. Motivados, incentivados para a leitura e pesquisa e despertados para o sentimento de solidariedade, os alunos identificaram a corrente com uma Progressão Geométrica de razão três, confirmando contribuições à aprendizagem de conteúdos matemáticos e à educação em geral.

Concluindo, filmes são representações ficcionais, mas permitem aos alunos visualizar muitas situações como da vida e se identificarem com elas, em especial conteúdos matemáticos presentes no cotidiano. Além disso, o resultado da pesquisa apresentado neste pôster tem a importância acrescida pelo pioneirismo.

Palavras-chave: Cinema, Aprendizagem Matemática, Educação. progressões geométricas


Texto completo: PDF