Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO
Karen Tibursky Alves Ventura, Saddo Ag Almouloud

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O trabalho visa investigar se livros didáticos de Matemática podem representar um subsídio aotrabalho em sala de aula e suporte teórico ao professor. O tema escolhido é a Geometria Analítica. A pesquisa é bibliográfica e documental. As obras escolhidas são as duas mais vendidas no Programa Nacional doLivro Didático (PNLD) 2012: Matemática:ciência e aplicações, de Gelson Iezzi et al.; Matemática: contexto e aplicações, de Luiz Roberto Dante. Juntas, atendemaproximadamente 40% dos estudantes de Ensino Médio das escolas optantes peloPNLD .Foram analisados sumário e projeto editorial, à luz dos documentos oficiais, e tarefas e organização praxeológica dos capítulos de ponto e reta, segundoa Teoria Antropológica do Didático de Chevallard (1992 apud ALMOULOUD 2007).

Texto completo: PDF