Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
GEOGEBRA 3D E QUADRO INTERATIVO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO.
Rodrigo Sychocki da Silva, Germano Mateus Zugno Machado, Naiara Dal Zotto, Kelen Berra de Mello

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 04-10-2013

Resumo


A proposta do artigo é apresentar uma metodologia de trabalho envolvendo o ensino de tópicos da geometria espacial na escola básica. Utilizamos o software Geogebra 3D para desenvolver materiais que posteriormente foram utilizados em uma turma do curso técnico em química no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul em 2012. Através de uma metodologia de pesquisa qualitativa, foram explorados diferentes conceitos envolvendo os sólidos espaciais fazendo o uso do quadro interativo. Ao final da aplicação da sequência de atividades foi possível analisar a evolução dos alunos, onde verificamos que as relações e conceitos construídos por eles foram qualitativamente melhores através do uso dessas tecnologias digitais em sala de aula quando comparado com métodos tradicionais de ensino.

Texto completo: PDF