Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DOS PEDAGOGOS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEFS
Alex Almeida de Souza

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


No contexto educacional contemporâneo, um estudante, até chegar à universidade, passa pelo menos 11 anos estudando matemática. No que tange ao trabalho efetivo de professores e estudantes, ambos vem enfrentado inúmeras dificuldades para ensinar e aprender esta disciplina. Se interrogarmos os professores de matemática desde as séries finais do Ensino médio até as séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre a gênese de tal problemática, os mesmos apontam as séries anteriores como responsáveis por tal situação. Desta forma, a origem de tais dificuldades, termina por decair nas séries inicias do Ensino Fundamental I, onde o ensino desta disciplina começa. Considerando este contexto, e por serem os pedagogos, os docentes responsáveis pelo ensino de matemática no Ensino Fundamental I, essa pesquisa objetiva estudar os impactos das relações institucionais e pessoais da formação dos pedagogos no processo de escolarização matemática. Para o desenvolvimento desta pesquisa optamos por uma pesquisa de caráter qualitativa e por um estudo de caso qualitativo, baseando-se em dados recolhidos junto aos estudantes de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) do 4º semestre. Este trabalho será um estudo transpositivo da formação inicial, das concepções, do currículo e das práticas neste curso. Além disto, a pesquisa revelou um problema didático que parece não identificado ou mesmo subestimado pelos professores no que diz respeito aos impactos da formação e concepção dos pedagogos no processo de escolarização matemática dos estudantes.


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