Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE CALCULO NUMÉRICO UTILIZANDO O SCILAB
Tatiane Reis do Amaral, Neila Gualberto Leite, Alan Oliveira da Silva

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Pitágoras
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O Cálculo Numérico é uma metodologia para resolver problemas matemáticos por intermédio de um computador, sendo uma disciplina comum nos cursos de graduação da área de Ciências Exatas.  As técnicas desenvolvidas pelos alunos nesta disciplina são muito antigas e eram implementadas com dificuldade devido aos recursos computacionais da época. Hoje, com o avanço da tecnologia, os computadores são mais rápidos e possuem grande capacidade de cálculos possibilitando surgir cada dia técnicas mais modernas e eficientes. No entanto as ementas desta disciplina por várias vezes não contemplam estas novas técnicas numéricas. O domínio destas técnicas numéricas é essencial para os estudantes de matemática e engenharia. A aprendizagem dos métodos numéricos também torna-se desestimulante sem o uso adequado de ferramentas computacionais (Mota, 2012). O Scilab é um software livre de computação e programação numérica desenvolvido na França, em 1990. Este trabalho propõe, então, a construção de códigos didáticos em Scilab para implementação de técnicas numéricas mais modernas já disponíveis em literatura com o propósito de modernizar a disciplina e motivar a aprendizagem do alunos, popularizando o software Scilab na comunidade escolar. A observação destes fatos faz surgir o interesse em aliar a tecnologia disponível com práticas inovadoras de ensino, como força motivadora da aprendizagem do Cálculo Numérico.  E ainda dentro deste contexto, a modernização da disciplina é necessária para acompanhar o desenvolvimento tecnológico atual. A intenção é trazer técnicas numéricas modernas que exploram o potencial do software Scilab, sem esquecer a sua função principal que é o ensino- aprendizagem.

Texto completo: PDF