Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO IMPACTO DO APOIO PEDAGÓGICO OPORTUNIZADO PELO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM (LAPREN) NO DESEMPENHO EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
João Feliz Duarte de Feliz Duarte de Moraes

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Pitágoras
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


As taxas elevadas de evasão e repetência em Matemática Superior têm levado algumas Universidades a apresentarem programas especiais visando oferecer alternativas para melhorar o desempenho dos alunos, em especial nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral. Em 2009 a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul inaugurou um Laboratório de Aprendizagem (LAPREN) visando oferecer um espaço de apoio pedagógico adicional às aulas. Os objetivos principais deste estudo foram investigar, segundo a opinião dos alunos, o impacto do auxílio recebido no LAPREN no seu desempenho acadêmico e estimar a prevalência de alunos de Cálculo Diferencial e Integral que procuram este tipo de ajuda. Participaram deste estudo 507 alunos matriculados em disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral no primeiro semestre de 2013, com idade variando de 16 a 48 anos, sendo a maioria do sexo masculino. Os alunos responderem um questionário contendo 10 itens de identificação, perfil do aluno, e outros 10 sobre a opinião em relação à matemática. Todos os itens foram apresentados na forma de questão fechada.  O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade. A maioria dos alunos, 273 (53,6%) declararam-se usuários do referido serviço. Por meio de uma escala que variava de um a cinco pontos, 85,2% dos alunos atribuíram pelo menos três pontos no seu desempenho acadêmico motivado pelo auxílio recebido, com média igual 3,5 e desvio padrão de 1,01. O Laboratório está cumprindo suas metas de apoio pedagógico.


Texto completo: PDF