Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A MATEMÁTICA É MUITO ALÉM QUE FAZER CONTAS...
Juciele Carine Decezare, Lindomar Cazzarotto, Izael Bittencourt

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O projeto A Matemática é muito além que fazer contas... consiste em um projeto desenvolvido com as turmas de 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Este foi desenvolvido partindo da problemática de proporcionar aos alunos diferentes formas de aprendizado, possibilitando a promoção de um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Língua Portuguesa, o qual proporcionou a percepção dos alunos da relação existente entre a Matemática e as demais disciplinas. Considerando as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam em relação a Disciplina de Matemática, os objetivos traçados foram contribuir para o entendimento dos conceitos matemáticos, incentivar e promover o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos, auxiliar na apropriação de conceitos matemáticos, além de tornar as aulas mais interessantes e atraentes aos alunos. O projeto teve início com a leitura da Poesia Matemática, de Millôr Fernandes. Em seguida foram destacadas todas as palavras que os alunos tinham dúvida em relação ao seu significado. Com estas palavras foi desenvolvido um Dicionário de Matemática, para o qual os alunos procuraram o significado de cada palavra e ilustraram. O projeto desenvolvido destaca a importância do entendimento do significado das palavras para a compreensão dos conceitos matemáticos. Observou-se maior facilidade na resolução de problemas matemáticos após a construção do dicionário, além dos alunos demonstrarem maior interesse pela disciplina, pois o dicionário passou a auxiliar na compreensão dos conceitos, desta maneira tornando a Matemática “mais fácil”, e assim diminuindo a aversão pela disciplina.

 

PALAVRAS CHAVES: Aprendizado. Dicionário. Matemática. Interdisciplinar.

 


Texto completo: PDF