Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES DE CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Andréia Dalcin, Fernanda Wanderer

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 43
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 26-09-2013

Resumo


O presente artigo tem por objetivo divulgar o projeto de pesquisa interinstitucional em desenvolvimento por professores da Faculdade de Educação da UFRGS em parceria com professores pesquisadores da UFABC e UNESP/Guaratinguetá. A pesquisa objetiva investigar quais metodologias e recursos didáticos estiveram presentes nas praticas dos professores que ensinaram matemática que foram abandonados e quais permaneceram nas escolas brasileiras ao longo da nossa história, em especial ao longo dos séculos XIX e XX. Para o desenvolvimento da pesquisa serão produzidos subprojetos com temáticas relacionadas a problemática central de modo a que se tenha ao final do projeto um conjunto de investigações que possibilitem compreender particularidades a partir de uma totalidade de práticas escolares que estiveram presentes na história do ensino de matemática no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa nos aproximamos de teóricos da Histórica Cultural, em especial Carlo Ginzburg, Jaques Le Goff, De Certeau e Peter Burke com o intuito de construirmos um referencial teórico e metodológico que norteie a produção histórica. Até o momento estamos trabalhando na produção dos subprojetos que integram esse projeto “guarda-chuva” e no levantamento bibliográfico e fotográfico a ser analisado.


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