Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
INTERNET E REDES SOCIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DIFICULDADES E SOLUÇÕES.
Ketlin Kroetz, Clarissa Coragem Ballejo, Maurivan Ramos

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente artigo analisa as principais dificuldades e soluções percebidas por professores a respeito da utilização da Internet e das Redes Sociais no ensino de Ciências e Matemática. Foram entrevistados vinte e quatro professores ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e as transcrições foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2007). Na análise realizada, os sujeitos entrevistados deixam transparecer que, apesar da Internet e das Redes Sociais serem recursos valiosos no ensino de Ciências e Matemática, ainda existem muitas dificuldades para inseri-los em sala de aula, sendo que uma delas é a formação do professor, que muitas vezes, mostra-se resistente para o trabalho com estes recursos. Quanto às soluções, os sujeitos apontam que é necessária uma formação que proporcione mais autonomia, bem como um planejamento mais objetivo por parte do professor.

Texto completo: PDF