Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A RACIONALIDADE DA MATEMÁTICA ESCOLAR PRODUZINDO PRÁTICAS CULTURAIS E NORMALIZANDO O PENSAMENTO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA
Fernanda Wanderer

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 342
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar um dos resultados de um projeto de pesquisa que vem sendo realizado com o propósito de examinar o Programa Escola Ativa (PEA), no que diz respeito a suas práticas de governamento sobre a população do campo, enfocando aquelas vinculadas aos processos de ensinar e aprender matemática. Em especial, neste estudo será abordada uma análise da resolução de problemas e das formas de ensinar as quatro operações fundamentais presentes nos documentos do PEA. A sustentação teórica deste trabalho encontra-se nas teorizações pós-estruturalistas, em especial nas vertentes associadas ao pensamento de Michel Foucault. O material de pesquisa examinado é constituído pelos Cadernos de ensino e aprendizagem da área da Matemática endereçados aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A estratégia analítica posta em ação para operar com esse material orientou-se pela análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana. Um dos resultados da análise refere-se à estreita vinculação da Matemática com as práticas da cultura do campo, tornando-as dependentes desse conhecimento escolar. Outro resultado diz respeito às formas de efetuar as quatro operações fundamentais que consideram os algoritmos escritos o ápice das possibilidades de resolução, conduzindo e normalizando as formas de pensar e resolver essas operações.


Texto completo: PDF