Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
MATERIAIS MANIPULATIVOS MOTIVANDO FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA
Roberta Modesto Braga, Edilene Farias Rozal, Maria Lídia Paula Ledoux, Adilson Oliveira Espírito Santo

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 56
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo objetiva investigarcomo os materiais manipulativos podem contribuir com o ensino de geometriaespacial na visão de futuros professores de Matemática. Apesquisa em questão desenvolveu-se por meio de abordagem qualitativa, interpretativa.Nesse sentido foi planejada e executada uma intervenção pedagógica por três gruposde alunos do curso de Licenciatura Plena em Matemática, que teve origem nadisciplina Prática III. Tal intervenção, na forma de Oficina, foi realizada naEscola Estadual de Ensino Médio Cônego Leitão com três turmas de alunos do 2ºano do ensino médio envolvendo conteúdos de geometria espacial. Dentre algunsresultados, destacamos que a utilização de materiais concretos e manipulativos permitiuque os alunos compreendessem propriedades geométricas, modelos geométricos erepresentações abstratas. Palavras Chaves: Formaçãode Professores. MaterialManipulativo. Geometria Espacial.

Texto completo: PDF