Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SISTEMAS DE BASE: O JOGO DE BASE 5 COMO ORGANIZADOR PRÉVIO
Gaudencio Almeida Costa Junior, Amanda Moura Da Rocha, Damira Mescouto da Costa, José Messildo Viana Nunes

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Apresentamos uma proposta com base na  teoria da aprendizagem  significativa de David Ausubel, objetivando  a  construção  do  conceito  de  sistemas  de  base  numérica  enfatizando  a  base  cinco. As  atividades sugeridas neste  foram orientadas por uma  sequência didática a partir de um material manipulável denominado jogo da base 5 utilizado como organizador prévio. A proposta de pesquisa foi realizada em uma escola, da rede pública municipal de ensino, localizada na cidade de Belém do Pará. O desenvolvimento da pesquisa, a coleta e análise  dos  dados  caracterizam  nossa  pesquisa  como  qualitativa  do  tipo  etnográfica.  O  desenvolvimento  da proposta  promoveu motivação  intrínseca  possibilitando  uma  efetiva  participação  dos  alunos  na  realização  das tarefas.  O  uso  do  material  manipulável  demonstrou  ser  uma  ferramenta  eficiente  por  possibilitar  melhor organização da  estrutura  conceitual de bases numéricas, o desenvolvimento  satisfatório das  atividades  revelou que o objetivo da proposta foi alcançado habilitando o jogo em foco como organizador prévio.

Texto completo: PDF