Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DIFICULDADES DOS ALUNOS DE 8º ANO COM RELAÇÃO À COMPREENSÃO DO CONCEITO DE INCÓGNITAS
Maria Elizabeth de Oliveira Borges

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 140
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Nesse artigo, relato as situações que instigaram na busca da construção do projeto de pesquisa que tem como foco o aluno de 8º ano do Ensino Fundamental e sua compreensão do conceito de incógnitas. Minhas experiências, como professora do ensino fundamental séries finais, auxiliaram-me nessa primeira etapa. As aulas de Teorias da Educação Matemática e também no grupo de pesquisa PEA-MAT2, ambos responsáveis por discussões que contribuíram com a procura do suporte teórico para minha pesquisa. Entre os vários teóricos que envolveram o estudo e discussões durante os seminários, encontram-se os que chamaram-me a atenção, como Guy Brousseau (2008), Bachelard (1996) e Saddo Ag Almouloud (2007), entre outros que ainda estão em fase de análise. Também fica claro que a pesquisa está no estágio inicial e há muito o que fazer para sua finalização.

Palavras Chaves: incógnitas, erros, obstáculos epistemológicos, contrato didático.


[1] Grupo de pesquisa - Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática – PUC-SP


Texto completo: PDF