Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
PIBID MATEMÁTICA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Mauricio Ramos Lutz, Jussara Aparecida da Fonseca

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 148
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente relato descreve algumas atividades desenvolvidas no primeiro ano do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que em parceria com o Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Alegrete/RS (IFF-CA) disponibiliza aos acadêmicos de Licenciatura em Matemática a inserção e participação no âmbito escolar, desde os primeiros semestres do curso, atendendo assim, o objetivo de elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores. Os procedimentos utilizados pelos acadêmicos do subprojeto de Matemática, “(Re) Pensando o cotidiano da prática matemática”, desenvolvido na Escola Estadual de Educação Básica Dr. Lauro Dornelles e na Escola Municipal de Educação Básica Lions Clube, ambas localizada no município de Alegrete/RS, fundamentam-se em práticas didático-pedagógicas desde o início de sua formação e não apenas ao final do curso durante o estágio supervisionado. Como principiante da prática docente, nas escolas públicas parceiras, o acadêmico bolsista é também um profissional que consolida os saberes da Educação Matemática ao longo da graduação graças aos conhecimentos adquiridos na prática de sala de aula. Também é importante salientar que as ações desenvolvidas com o programa contribuem com a formação do estudante da Educação Básica tendo em vista as vivências que são desenvolvidas a partir do programa.

Texto completo: PDF