Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA ARTE E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Tiago Dziekaniak Figueiredo, José Alexandre Ferreira da Costa, Vanessa Silva da Luz, Luciane Rosa Monte, Marília Nunes Dall’Asta

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O trabalho visa expor as atividades desenvolvidas pela equipe do Programa “Arte e Matemática: Possibilidades Interdisciplinares na Educação Básica[1]”, o qual tem por objetivo constituir um grupo de alunos e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento da universidade para promover ações extensionistas sobre a interdisciplinaridade entre a Arte e a Matemática no ambiente escolar. O programa é composto por 5 projetos que convergem a um mesmo objetivo, integrar a formação inicial e continuada de professores em um trabalho conjunto dentro do espaço escolar e da universidade, visando a criação de um espaço de reflexão e discussão acerca do uso de materiais concretos imbricados para o ensino interdisciplinar entre as áreas de Arte e Matemática no contexto escolar, incorporando a leitura de imagem, análise visual e sensorial, através da alfabetização visual e atividades lúdicas de criação e construção de materiais concretos para facilitar o aprendizado dos conceitos matemáticos. O programa destina-se a 40 professores de Artes e Matemática e a 1200 estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande/RS, as quais são responsáveis pela educação de um número expressivo de crianças e adolescentes em situação de risco social. O programa foi contemplado pelo edital nº 2 PROEXT – MEC/SESu e terá como encerramento de suas atividades a realização do II Seminário Interdisciplinaridade na Escola que terá como público-alvo 300 participantes, os quais terão a oportunidade de conhecer as múltiplas possibilidades do trabalho interdisciplinar no ambiente educativo.


[1] Programa realizado com o apoio do PROEXT – MEC/SESu.

 


Texto completo: PDF