Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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ESTUDOS ETNOMATEMÁTICOS: UMA POSSÍVEL CATEGORIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO BRASIL
Renata Vieira dos Santos, Eliane Maria Hoffmann Velho, Isabel Cristina Machado de Lara

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais advindos de uma pesquisa em desenvolvimento sobre estudos que possuem como temática a Etnomatemática. O objetivo é verificar as produções desenvolvidas nos últimos anos organizando-as conforme a categorização sugerida por Barton (2006). Por meio da consulta ao Banco de Teses disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) foi realizado um mapeamento de dissertações e teses sobre o tema, produzidas no Brasil na primeira década do século XXI, que destaca a existência de 148 trabalhos que apresentam em seu resumo o termo Etnomatemática. Com a leitura de todos os resumos, catorze dissertações foram escolhidas para realizar uma análise do seu texto na íntegra e posterior categorização. A desfragmentação das ideias principais e concepções dos pesquisadores evidencia que a maioria das investigações pretende reconhecer os saberes matemáticos implícitos nas atividades de diferentes grupos sociais, possuem cunho contemporâneo e, na dimensão matemática, são internas e externas buscando relacionar ideias matemáticas com a Matemática em si, ou seja, com a Matemática Acadêmica.


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