Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UMA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE
Darlan Jessé Burnier, Alessandra Nitschke, Juliana Comunello, Mariana Zolet Rigo

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido durante as 30 horas de Prática como Componente Curricular (PCC), inseridas na disciplina de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem II, no qual utilizou-se como aporte teórico as pesquisas de Ivani Fazenda. Tem como objetivo relatar a investigação realizada com acadêmicos do sétimo período do curso de Matemática – Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia, descrevendo as percepções de como eles concebem o conceito de interdisciplinaridade e, como ocorreu à construção de uma proposta com esse tema, em conjunto com professores do Ensino Médio. A investigação se deu por meio de questionários dissertativos, respondidos pela professora regente da disciplina e pelos acadêmicos nela matriculados. A partir da análise desses questionários, verificou-se que os acadêmicos e os demais envolvidos na construção da proposta, devido à falta de contato anterior com experiências desse gênero, desenvolveram-na baseados em concepções intuitivas de interdisciplinaridade. Desta maneira, percebe-se que se faz necessário uma prática contínua da interdisciplinaridade para que ela possa acontecer plenamente.

Texto completo: PDF