Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
UMA INVESTIGAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM SOB A PERSPECTIVA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, TENDO COMO UMA FERRAMENTA O SOFTWARE GEOGEBRA
Alessandra Roberta Dias, Juliano Pereira

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O presente trabalho apresenta uma proposta para o ensino de função a partir de uma abordagem investigativa, via resolução de problemas. Espera-se que os alunos possam, mais que resolver os problemas, compreender o seu papel ativo e decisivo na construção do seu próprio conhecimento, fazendo relações e aplicando teorias aprendidas anteriormente.

Tem-se como objetivo geral, perceber e analisar como o aluno se comporta, em atividade investigativa, frente à resolução de problemas. Esta, por sua vez, segundo vários autores (ex. ABRANTES, 1989), só terá sentido se tivermos um bom problema. Caracteriza-se como um bom problema, para a investigação matemática, aquele que não possui apenas um ponto de partida ou chegada, mas que aguça a curiosidade dos alunos. Podendo comportar vários contextos, ou seja, têm multiplicidade de respostas, corretas e coerentes, de acordo com o contexto escolhido.

É neste ponto que a informática se alia à aprendizagem, como motivador e facilitador, como uma ferramenta que auxiliará a investigação, através do Software Geogebra. Este terá um papel fundamental, pois espera-se que o aluno seja instigado a testar, comparar, propor conjecturas e finalmente verificar a validade .

A aplicação do projeto foi proposta para dois momentos. No primeiro apresenta-se aos alunos o Software Geogebra e suas ferramentas. No segundo aplica-se a lista com os problemas. A postura do professor neste momento será fundamental para manter a essência da investigação matemática. Tendo uma postura mediadora o professor não deverá apresentar respostas prontas aos alunos mas, os instigar a reflexões sobre o problema.


Texto completo: PDF