Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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PRIMEIROS RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Waléria de Jesus Barbosa Soares, Carlos André Bogéa Pereira

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


Buscou-se investigar sobre os resultados da primeira edição da Provinha Brasil de Matemática, aplicada na Rede Municipal de Educação de São Luís, em 2011. Objetivou-se verificar se os resultados alcançados pelos/as alunos/as, após um ano de escolarização, encontravam-se dentro dos parâmetros nacionais indicados para os níveis de alfabetização em matemática. A abordagem qualitativa de análise documental tomou relatórios de atividades desenvolvidas pela Rede que buscaram favorecer a alfabetização matemática: formações continuadas de professores/as, coordenadores/as e gestores/as sobre os ciclos de aprendizagem e avaliação; e, formações continuadas de professores/as para a atualização da Proposta Curricular de Matemática dos 1º e 2º ciclos; que foram comparados com os resultados da Provinha Brasil de Matemática 2011. Como aportes teóricos têm-se os destacados no próprio documento da Proposta Curricular destacada: Morin, Perrenoud, Smole, Zabala. Constatou-se que o trabalho desenvolvido pela Rede surtiu efeito, visto que o Resultado da Provinha Brasil de Matemática 2011 – que tem como parâmetro que as crianças se encontrem pelo menos nos níveis 3 ou 4(numa escala de níveis de alfabetização matemática que vai de 1 a 5) – atingido pelos/as alunos/as da Rede Municipal de Educação de São Luís, manteve-se dentro do desejável, tendo em vista que nenhuma escola esteve nos níveis 1 ou 2 de alfabetização matemática, e ainda, a grande maioria se encontrou no nível 4.

Palavras Chaves: Provinha Brasil. Matemática. Alfabetização. Rede Municipal de Educação de São Luís.


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