Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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CYBERFORMAÇÃO: HORIZONTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Rosangela Ferreira Prestes, Maurício Rosa

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 26-09-2013

Resumo


Este trabalho apresenta a proposta em nível de doutorado, em fase inicial, a qual está vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. A mesma visa investigar as contribuições e os desafios vivenciados no processo de Cyberformação de licenciandos em Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Desse modo, nesse trabalho, apresentamos os pressupostos teóricos e metodológicos que nortearão essa investigação. Os pressupostos teóricos abrangem a formação do professor que ensina Matemática (NACARATO; PAIVA, 2006) na Educação Básica, à Educação Matemática com o uso de Tecnologias Digitais (ROSA, 2011a; SEIDEL; ROSA, 2011; ROSA; PAZUCH; VANINI, 2012) e a Cyberformação sob a perspectiva de “ser-com”, “pensar-com”, “saber-fazer-com as tecnologias” (ROSA, 2011b). Os sujeitos de pesquisa correspondem aos acadêmicos bolsistas do curso de Matemática, que estão inseridos no PIBID da Universidade Regional Integrada (URI – Santo Ângelo – RS). Para tanto, pretende-se nessa pesquisa planejar, discutir e refletir sobre atividades que envolvem o estudo de Funções, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. Como pressupostos metodológicos, apresentamos a pesquisa qualitativa, e evidenciamos que a produção de dados será realizada por meio da leitura de artigos científicos, do estudo de softwares, do uso da Internet, e, concomitantemente, pretende analisar episódios da prática docente dos professores em formação inicial, participantes da pesquisa, os quais coproduzirão aulas de matemática com o uso de Tecnologias Digitais. A partir dos resultados desta pesquisa, buscamos apresentar contribuições, bem como retratar os desafios vivenciados pelos acadêmicos em formação inicial docente, em um processo de Cyberformação. Dessa forma, buscamos contribuir com a Educação Matemática em relação à compreensão do profissional que se deseja formar e explicitar como ocorre essa forma/ação.

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