Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TEMAS PARA O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Clarissa de Assis Olgin

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 242
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado intitulada “Temas de interesse no Currículo do Ensino Médio: possibilidades e desafios”, que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Luterana do Brasil. Neste artigo apresenta-se um estudo bibliográfico referente aos critérios para escolha de temas para o desenvolvimento dos conteúdos no Currículo de Matemática do Ensino Médio. O objetivo deste estudo foi investigar quais os possíveis critérios a serem utilizados na escolha de temas para o ensino da Matemática. Na elaboração desses critérios, inicialmente buscou-se verificar as contribuições das pesquisas de Skovsmose (2006) sobre Educação Matemática Crítica, de Doll Jr. (1997) referente aos quatro “Rs” para construção de um Currículo Pós-Moderno e de Silva (2009) quanto aos critérios para escolha e organização de conteúdos. Em seguida, apresenta-se uma sequência didática com o tema Arte, a partir da reflexão dos critérios pesquisados.


Texto completo: PDF