Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
MONITORIA VIRTUAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Odimógenes Soares Lopes, Patricia Rosana Linardi

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Esse trabalho visa apresentar os resultados finais de uma pesquisa realizada por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Foi ofertada uma monitoria, por futuros professores de Matemática do Instituto Federal do Piauí - Campus Floriano, aos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Nossa pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições da monitoria virtual para o processo de formação do professor de Matemática e os objetivos específicos foram identificar as ações desenvolvidas pelos monitores no processo de monitoria virtual e as contribuições que tais ações proporcionam ao processo de formação do professor de Matemática. Os resultados foram obtidos a partir da observação das reuniões e da vivência do cotidiano da monitoria virtual, da análise dos relatórios e das entrevistas realizadas no final do processo. Os dados foram apresentados a partir da descrição e interpretação dos dados emergentes, destacando as ações realizadas pelos monitores e as contribuições, dessas ações, para a formação dos futuros professores de Matemática. Entre as ações desenvolvidas, destacamos a troca de correios eletrônicos, além da utilização de um AVA e se apropriar da didática da Educação a Distância. Enfatizamos algumas limitações/dificuldades enfrentadas pelos monitores, que também se constituiu em uma importante contribuição para a formação dos futuros professores de Matemática. Enfatizamos também a necessidade dos cursos de formação de professores de Matemática oferecer condições aos futuros professores de se envolverem com atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de ambientes virtuais, inclusive disponibilizando a infraestrutura necessária ao desenvolvimento de pesquisas/ações nesse sentido.

Texto completo: PDF