Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CÂMBIO MONETÁRIO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Michelle Ribeiro Amorim

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O artigo teve como objetivo desenvolver uma sequência de aulas, elaboradas preferencialmente para o uso do laboratório de informática, de modo a favorecer aos alunos o conhecimento de algumas definições importantes sobre câmbio monetário. Nessa abordagem, jogamos luz sobre a história do dinheiro no Brasil e o sistema monetário das principais economias mundiais. As aulas tiveram como apoio os sites do Banco Central do Brasil e do Meu Bolso em Dia. Participaram desta pesquisa alunos do 9º ano, antiga 8ª série, matriculados no turno matutino da EMEF Julite Miranda Freitas, localizada no Município de Serra no Espírito Santo e o professor de Matemática dessa escola. O trabalho pedagógico desenvolvido permitiu-nos verificar o conhecimento prévio dos alunos e promover discussões sobre o uso do dinheiro, avaliando sempre suas consequências. Houve um grande envolvimento por parte dos alunos, motivados pelo uso da tecnologia na sala de aula.

Texto completo: PDF