Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
OFICNA DE MATEMÁTICA PARA SURDOS: TRABALHANDO COM MEDIDAS DE CAPACIDADES
Mariane Kneipp Giareta, Estela Rosso dos Santos, Juliano Zanon

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 344
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O Projeto de extensão Integração da Universidade com a Educação Básica vem se realizando desde 2000 sendo desenvolvido por professores e acadêmicos dos Cursos de Matemática, Química e Física do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo, em escolas públicas dos municípios de Passo Fundo e de Carazinho. No ano de 2006 com a finalidade de adequar-se às Políticas Nacionais de Assistência Social para cumprir com as obrigações legais exigidas às instituições de ensino superior, de caráter filantrópico vem desenvolvendo oficinas de aprendizagens de Matemática para jovens e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Passo Fundo (Apas). O projeto tem como objetivo principal promover um conjunto de ações socioeducativas e oficinas de aprendizagem para adolescentes e jovens, portadores ou não de necessidades especiais, visando possibilitar a realização e a participação em atividades que propiciem condições para o desenvolvimento da autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, contribuindo com a inclusão social, preparação para o mercado de trabalho e assim, minimizar as situações de vulnerabilidade e risco sociais do público alvo. A oficina de Matemática tem oportunizado aos jovens e adolescentes surdos a reconstrução de conceitos matemáticos, através de atividades práticas, utilização de situações problemas do cotidiano dos participantes, manuseio de materiais concretos e visitas orientadas a diversos locais da cidade. Neste trabalho é apresentado um relato de experiência de uma sequencia didática, desenvolvida no ano de 2012 com os alunos surdos, vinculados a esta entidade, sobre medidas de capacidade. Durante o desenvolvimento desta sequência de atividade, foram sendo explorados outros conceitos de matemática e também de cidadania. 


Texto completo: PDF