Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DETECTANDO E RESOLVENDO OBSTÁCULOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Solimá Gomes Pimentel, Leonardo Pinheiro Silva

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 140
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resolver problemas faz parte das formas de pensamento do ser humano. Considerada uma das mais complexas das funções intelectuais, "resolver problemas" é um processo cognitivo de alto nível que requer a modulação e o controle de várias rotinas ou habilidades fundamentais. (GOLDSTEIN & LEVIN, 1987).

Um problema matemático é uma situação que requer a descoberta de informações Matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolvê-lo, e/ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático.

Segundo Borralho, para o Ensino da Matemática, resolver problemas envolvem dois aspectos: só existe um problema se existir um indivíduo que o queria resolver e não existe um método eficaz para encontrar uma solução para o problema.

Consideramos a Resolução de Problemas Matemáticos, como uma estratégia de ensino que propõe ao aluno uma aquisição do conhecimento despertando uma busca por meios intelectuais para resolvê-los.

A escolha do nível de dificuldade dos problemas, pelo professor, deve seguir um padrão hierárquico. Segundo Polya (1949, p.15): “Primeiro, o professor deveria estabelecer a classe certa de problemas para os seus alunos: não muito difíceis, nem fáceis demais, naturais e interessantes”.

Com objetivo de criar um grupo de trabalho em Resolução de Problemas, criamos um espaço que denominamos ”Clube do Desafio”, subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFF/CAPES). O trabalho é desenvolvido em equipe, com a colaboração de 4 (quatro) bolsistas e foi realizado no primeiro semestre de 2013 em turmas do Ensino Fundamental no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho localizado em Niterói-RJ.


Texto completo: PDF