Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
JOGO “TRILHA DAS REGRAS DE TRÂNSITO”: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS
Fabiane Fischer Figueiredo, Tayná Luiza Henn

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


Resumo: O presente trabalho destaca o jogo “Trilha das Regras de Trânsito” e suascontribuições para a resolução de expressões numéricas envolvendo as quatro operações comnúmeros naturais. A aplicação do jogo ocorreu em uma turma de alunos do 6º ano de umaescola da rede estadual de Venâncio Aires, RS, Brasil. Os alunos foram distribuídos em trios,que receberam uma trilha constituída por partes na forma de octógono (forma geométrica daplaca PARE), nas cores do semáforo e azuis (essas tinham um ponto de interrogação, onde osalunos deveriam seguir as orientações das placas de trânsito mais próximas). Também, cadatrio recebeu dois dados, um com as cores do semáforo (verde significava a resolução deexpressões numéricas simples; amarela eram expressões com sinais de associação; vermelhaseria a resolução de problemas) e outro dado com a numeração, para verificar quantas casasdeveriam avançar na trilha, caso acertassem a solução. Seguindo essas orientações, os triosprosseguiam no jogo, até que um dos componentes alcançasse a linha de chegada. O jogo foiuma abordagem lúdica e interdisciplinar, que permitiu a troca de conhecimentos sobre oconteúdo de expressões numéricas, bem como a revisão dos significados das cores dosemáforo e de algumas placas trânsito. Contudo, houve o favorecimento das relaçõesinterpessoais entre os alunos e os professores, pois propiciou o trabalho colaborativo. Dessaforma, concluímos que o jogo associado às regras de trânsito e ao conteúdo de expressõesnuméricas é uma estratégia de ensino que contribui para a aprendizagem do aluno.

Texto completo: PDF