Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO ESTUDO DO PETRÓLEO EXTRAÍDO DO PRÉ-SAL.
Darlan Jessé Burnier, Clisman Uolin Bach, Deise Nivia Reisdoefer

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 148
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 26-09-2013

Resumo


A proposta apresentada neste trabalho foi desenvolvida nas 30 horas de Prática como Componente Curricular (PCC) inseridas na disciplina de Laboratório de Prática de Ensino e Aprendizagem II. São apresentadas considerações de acadêmicos da 7ª fase do curso de Matemática- Licenciatura do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Concórdia. A atividade desenvolveu-se a partir do tema: o estudo interdisciplinar da exploração do petróleo do pré-sal, e teve como objetivos principais: avaliar as possibilidades e dificuldades da realização de uma prática interdisciplinar, propor aos alunos discussões e conteúdos do Ensino Médio relacionados a esse projeto de exploração desenvolvido na costa brasileira, bem como aprimorar as práticas pedagógicas e de relacionamento de professores em formação. O planejamento ocorreu pelo intermédio dos acadêmicos e os professores da instituição. Contou com a participação dos professores de sociologia, química, matemática e geografia, sendo que a prática foi realizada com a turma 3B do ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária do próprio IFC. Após a realização da prática, e através de análises percebe-se como uma das principais dificuldades a aproximação entre acadêmicos e professores em atuação. Identificaram-se as várias possibilidades que uma prática proporciona aos alunos e aos professores envolvidos. Por fim constata-se a necessidade da reflexão sobre cada prática a fim de buscar sempre o aperfeiçoamento para a atuação em sala de aula

Texto completo: PDF