Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ULTRAPASSANDO OBSTÁCULOS NO ESTUDO DE FIGURAS PLANAS
Stella Diniz de Oliveira

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 241
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O estudo da geometria tem sido considerado por muitos educadores como um dos mais importantes da Matemática. A defesa de se trabalhar conhecimentos geométricos desde o início do Ensino Fundamental está presente na fala de muitos autores. Para Not (1981), na geometria, mais do que em qualquer outro ramo da Matemática, pode ser encontrado um grande número de situações em que o estudante pode exercitar sua criatividade pelo fato das questões geométricas, normalmente, poderem ser resolvidas de várias formas.

O’Daffer (1980) e Post (1981) consideram a geometria o ramo da Matemática mais adequado ao desenvolvimento de capacidades intelectuais como a percepção espacial, a criatividade, o raciocínio hipotético-dedutivo. Segundo Davis e Hersh (1985), por muito tempo, a geometria foi considerada o campo ideal para o desenvolvimento e treino do raciocínio lógico.

Em nossas práticas com turmas de séries iniciais do segundo ciclo do Ensino Fundamental, observamos uma grande dificuldade dos alunos na resolução de problemas envolvendo áreas de figuras planas. Acreditamos que um dos obstáculos neste tipo de atividades é a problemática de se relacionar figuras geométricas com suas propriedades. Nossa metodologia baseou-se na busca das principais dificuldades apresentadas pelos alunos em atividades envolvendo problemas visuais sobre figuras planas.

Neste relato, as estratégias utilizadas como guia de aprendizagem e de avaliação de habilidades dos alunos foram baseadas no Modelo do Pensamento Geométrico de Pierre Van Hiele e as atividades aqui relatadas ocorreram numa turma de Resolução de Problemas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Niterói-RJ.


Texto completo: PDF