Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO BARRAS DE CUISENAIRE
Gustavo Steinmetz, Izabel Gioveli, Danusa de Lara Bonotto, Ana Maria Basei

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) pode ser considerado como um local para a criação e desenvolvimento de atividades pedagógicas, onde o aluno e o professor constroem materiais, manipulam, levantam e testam hipóteses, estabelecem conclusões, ampliando as possibilidades de aprendizagem. Este trabalho apresenta a importância do LEM e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para tal aborda a utilização de materiais manipuláveis, por meio do relato de uma experiência desenvolvida com professores de Matemática da Educação Básica do município de Cerro Largo-RS. Como referência consideramos as ideias do professor Sergio Lorenzato referentes ao LEM e materiais didáticos manipuláveis. A experiência relatada com os professores aconteceu no contexto de um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no campus de Cerro Largo e envolveu a utilização do material manipulável, denominado Barras de Cuisenaire, como recurso para auxiliar a compreensão das operações com números racionais. O trabalho desenvolvido possibilitou a troca de experiências entre os sujeitos envolvidos, a discussão referente a noção de equivalência, a análise da apresentação do conceito de fração equivalente e de suas representações figurais no livro didático. Além disso, potencializou a compreensão do significado das operações com números racionais e (re)significação conceitual.

Texto completo: PDF