Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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DIFERENTES MODOS DE OLHAR A ETNOMATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS BRASILIROS
Jonatha Daniel dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 203
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo apresenta um mapeamento teórico acerca da Etnomatemática. Objetiva verificar o estado da arte das produções realizadas em periódicos, em particular aqueles publicados na Revista Bolema, Boletim de Educação Matemática, buscando identificar seus objetivos, opções metodológicas, principais resultados, autores mais utilizados, bem como possíveis divergências e convergências.  Para tanto, realiza um levantamento  identificando todos os artigos escritos a partir de 2009.  Por meio da leitura dos resumos, elege dez artigos para leitura integral, os quais são escolhidos a partir das articulações com a Etnomatemática. Verifica que os estudos analisados podem ser agrupados em categorias como: Etnomatemática e Saber Científico; Etnomatemática, História e Inovação; Etnomatemática e Educação Quilombola, Etnomatemática e Educação Popular, Pesquisa em Educação Matemática; Etnomatemática e Educação Rural; Etnomatemática e Educação Indígena. Essas categorias vão ao encontro dos estudos de Knijnik (2010). Nesses dez artigos, D’ Ambrosio, Knijnik, Gerdes são os autores mais utilizados como referencial teórico. Além disso, mostra que a Etnomatemática transita e consegue ser vinculada por diversos campos da Educação Matemática.

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